Corpos Gerentes do Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço para o triénio 2015-2017

Desde a sua criação, o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP),  foi crescendo e desenvolvendo as atividades científicas a que ano após ano se foi propondo. Foi um percurso desafiador, que com muito empenho e dedicação se conseguiu concretizar através da organização de reuniões científicas; elaboração de consensos de orientação terapêutica; internacionalização do GECCP, tornando-o membro da EHNS, e da IFHNOS; organização de atividades para a população em geral que alertaram para o problema que é o cancro de cabeça e pescoço em Portugal, trazendo-o para a ordem do dia, com a semana europeia de sensibilização para o cancro de cabeça e pescoço; e finalmente com o desafio da investigação clínica, agora consumada com o 1º ensaio de iniciativa do investigador cujo financiamento a nível europeu foi recentemente aprovado, e que nos abre as portas para os próximos projetos serem possíveis.

Assim, neste momento de eleições, o que propomos é um projeto de continuidade, em que contamos com grande parte dos elementos que fizeram parte até aqui dos corpos sociais do GECCP.

Gostaríamos de partilhar convosco alguns dos nossos projetos, estando sempre abertos à participação de todos os associados para iniciar qualquer outro que se julgue útil e seja apresentado à direção.

Investigação

  • DietInt – ensaio de iniciativa do investigador, em consórcio Europeu já financiado pelo TRANSCAN
  • Cisplatina semanal+RT vs Cisplatina de 3 em 3 semanas -  ensaio de iniciativa do GECCP e em que iremos ter a colaboração do grupo italiano – a ser financiado pelo remanescente do TRANSCAN e outros financiamentos a angariar
  • Estudo epidemiológico de carcinomas da laringe – estudo proposto no último simpósio do GECCP tendo em conta o que foi apresentado pelas diferentes instituições participantes – em fase de terminar o protocolo final para ser discutido e apresentado

Reuniões

  • Manter a reunião anual do GECCP, em que os membros apresentarão os seus dados para posterior discussão e eventual publicação.
  • Participação em reuniões da EHNS e da IFHNOS, bem como da Sociedade Brasileira de Tumores de Cabeça e Pescoço

Ações de Sensibilização para público em geral:

  • Manter a colaboração com a EHNS na realização da semana europeia de sensibilização para o cancro de cabeça e pescoço
  • Manter ações de sensibilização junto das escolas
  • Implementar ações junto dos colegas de medicina geral e familiar para a detecção precoce do cancro de cabeça e pescoço

Estes são os projetos que nos propomos para este triénio, estando sempre disponíveis para propostas de todos os associados e que possam trazer valor acrescentado ao nosso Grupo.

É nosso objectivo levar o grupo cada vez mais longe, tornando-nos num parceiro nacional e internacional a considerar no que respeita ao tratamento dos doentes com cancro de cabeça e pescoço.

Para inscrever-se no GECCP clique aqui!